Filtros: Cuidados para seu carro respirar melhor!

MANUTENÇÃO SIMPLES – Cuidar do filtro de ar esportivo é mais fácil do que você imagina e ajuda a preservar o motor de seu carro

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Muitas pessoas se preocupam com a manutenção de seus veículos e estão sempre verificando o nível do óleo, pressão dos pneus… Mas, curiosamente, acabam se esquecendo de um item básico, mas muito importante: o filtro de ar. Além de afetar diretamente a potência do motor, este componente é responsável por mantê-lo livre de impurezas. Portanto, sua manutenção periódica é essencial.
Descartáveis ou laváveis, os filtros de ar esportivos são desenvolvidos para oferecer maior vazão e menor restrição à passagem de ar. O primeiro tipo, feito para ser substituído após uma determinada quilometragem, normalmente é composto de uma ampla malha de metal e utiliza um composto derivado do papel para a filtragem do ar. Os componentes laváveis, por sua vez, tendem a utilizar uma rede metálica menor e algodão embebido em um óleo específico como principal elemento filtrante.
Segundo Arthur Hermann, gerente de vendas da Ancona High Performance, empresa revendedora dos filtros K&N, o ideal é realizar a lavagem do componente a cada 10.000 km. “Isso é uma recomendação nossa. O manual da marca estipula um período muito maior, para fazer uma lavagem com, no mínimo, 20 mil quilômetros ou mais. Porém, como nossas ruas são sujas, essa antecipação é recomendável para manter a eficiência do sistema”, explica Hermann.
Enquanto algumas marcas recomendam lavar o elemento filtrante com sabão neutro e deixá-lo secar no sol, empresas como a Drift e a K&N vendem seu próprio kit de limpeza e lubrificação. Allan Deny, da Garage Store, recomenda que os kits de limpeza só sejam aplicados nos filtros de sua marca. “Não sabemos se a química pode comprometer sua estrutura. Portanto, é importante utilizar somente os produtos recomendados pela fabricante”, completa.

Abaixo, equipamento simula a restrição causada por um filtro original em relação a um esportivo. A altura da bola reflete o menor fluxo de ar, o que ocorre com o sistema sujo.

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Fotos: João Mantovani
Texto: Márcio Murta

 

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