O Alpine A110, ressuscitado pela Renault no último Salão de Genebra, na Suíça, no ano passado, está chegando às ruas europeias. O cupezinho tem pela frente uma concorrência nada amigável, do quilate de Porsche 718 Cayman e Alfa Romeo 4C. Mas se depender das primeiras impressões da imprensa internacional…ele não tem muito o que temer.

Alguns felizardos já tiveram a oportunidade de testar o A110 na França, especificamente no “Circuit du Grand Sambuc”, região sul do país. E a julgar pela câmera onboard do vídeo abaixo, pelo menos no quesito diversão o francês está bem na fita.

Numa pista com trechos levemente molhados e secos, o Alpine mostrou que leveza é a chave pra extrair o potencial de empolgação de um carro. O cupê deslize como sobre manteiga em cada curva e julgando pelo vídeo (cortesia do canal L’argus) parece não oferecer esforço nenhum pra quem tá no volante. A manobra é suave e, ao mesmo, divertida. O piloto aponta o carro de leve e a traseira já chama no grau.

O Alpine A110 é impulsionado por um motor central-traseiro 1.8 turbo de quatro bocas com direito a 255 cv e 32,6 kgfm. Devido a sua estrutura extremamente leve, de pouquinho mais que uma tonelada, a relação entre peso e potência dele é de meros 4,2 kg/cv. Segundo a fabricante, ele arranca até os 100 km/h em 4,5 segundos!