A BMW mostrou nesta segunda-feira (26) a nova geração do X3. O SUV será feito na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos, mas seu lançamento oficial só vai acontecer no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro.

A terceira geração do X3 manteve as mesmas dimensões externas, mas ganhou 5,5 cm em distância entre-eixos e a BMW garante que a distribuição de peso está perfeitamente dividida entre os eixos. Visualmente, o utilitário está mais harmonioso com os modelos já renovados da marca, algo notável quando se olha para os faróis (agora desconectados da grade bipartida), para-choques e faróis de neblina. A lateral agora é traçada por um vinco retilíneo do para-lama à maçaneta de trás e as lanternas estão menores, mas continuam invadindo a tampa do porta-malas (e podem ter efeito 3D com o opcional de LED).

O que nos interessa saber aqui na FULLPOWER é que, pela primeira vez, o X3 vai ter uma versão quase M. A inédita M40i não chega a ser verdadeiramente um Motorsport, mas chega perto disso e habilita o SUV a entrar na onda dos utilitários esportivos mais brutais. O motor que impulsiona a versão é um 3.0 seis cilindros em linha, biturbo, capaz de extrair 360 cv e 51 kgfm de torque já disponíveis desde as 1.520 rpm. Não é a toa que o motorzão catapulta o X3 até os 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Nada mau.

O X3 mais nervoso só virá equipado com um conjunto de transmissão de câmbio automático de oito marchas e tração integral, com comportamento mais traseirinho para deixar o carro de família mais divertido. A BMW ainda oferece como opcional um conjunto de amortecedores adaptativos que deixam o setup da suspensão M, já naturalmente mais firme, ainda mais preparado para encarar alguma pista. Lembrando que ele conta com uma eletrônica abrangente, com controle de estabilidade, de tração e vetorização de torque.

O conjunto de freios é composto por discos sólidos ventilados com pinças de quatro pistões, também preparados pela divisão M da BMW.

Para completar a receita esportiva, o inédito X3 M40i tem entradas de ar maiores que as regulares, saias laterais discretas e difusor de ar traseiro. As rodas originais são de 18”, calçadas com pneus Pirelli P Zero, mas opcionalmente o interessado pode trocar por um jogo de 21”.