Os esportivos americanos, especialmente os muscle cars, conquistam uma legião de fãs pelo o que representam com seus motores robustos e roncos borbulhantes invocados. Mas as gerações atuais de clássicos como o Camaro e o Corvette estão bem mais refinadas que seus antepassados e já podem fazer frente aos europeus na pista. Mas qual destes dos dois será o mais preparado para tirar tempo num circuito como o de Hockenheim?

Foi esse o tira-teima que o canal alemão Sport Auto promoveu, usando um traçado menor da pista de Fórmula 1, pra testar qual dos dois V8 da Chevrolet viraria um tempo mais rápido. Eles pegaram as versões mais nervosas de cada um deles: o Camaro ZL1 e o Corvette ZR1. Ambos usam um bloco 6.2 V8 Supercharged, mas enquanto o muscle é impulsionado pela versão LT4 deste motor, o Corvette já conta com a atualização LT5, com novidades como supercompressor de maior pressão e vários outros componentes periféricos melhores (como as bombas de combustível e de óleo, sistema de arrefecimento, etc.). No Camaro ZL1 são 659 cv e 88,5 kgfm de torque, orquestrados por um câmbio manual de 6 marchas, enquanto no Corvette ZR1 são 765 cv 98,8 kgfm, comandados por um câmbio automático de 8 marchas. Os dois, obviamente, têm tração traseira.

A vantagem dos cavalinhos-vapor a mais do Corvette já dá uma deixa do resultado, mas de qualquer maneira não dá para ignorar o bom desempenho que o Camaro pode ter nas mãos de quem manja domá-lo na pista. O piloto teve mais trabalho pra corrigir a trajetória do Camaro e isso certamente custou alguns décimos, mas seria difícil tirar a diferença no final das contas. Dá o play aí e veja como cada um se saiu em Hockenheim!