A Ford apresentou nessa semana o design da nova geração do Focus. O hatch médio apareceu com uma evolução bastante notável em relação ao modelo anterior e uma gama de motores 1.0, 1.5, ambos turbo, e 2.0 diesel lá na Europa. Mas o que a gente quer ver mesmo é a volta do R.S., que podemos ter uma ideia de como será por meio dessa projeção que ilustra a matéria.

O design do Focus ficou bem moderno. Ele tá mais musculoso nos para-lamas e como cresceu alguns milímetros em suas dimensões, os balanços parecem estar menores, o que dá maior sensação de espaço no hatch. A frente do carro conta com um capô com vincos mais pronunciados e uma curvatura em forma de “domo”, algo que está se popularizando na indústria. Os faróis pontiagudos parecem ter assinatura de LED inspirada no “Martelo de Thor” da Volvo e atrás as lanternas estão mais afiladas, horizontais (invadindo bastante a lateral) e com para-choque mais robusto.

Entre os destaques dessa nova geração estão uma série de recursos de condução semi-autônoma, com direito a controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa e frenagem autônoma. Ele também é o primeiro Focus a oferecer head-up display. O motor 1.0 Ecoboost tem três calibrações diferentes: 85 cv, 100 cv e 125 cv. Já o novo 1.5 Ecoboosto tricilíndrico tem opções de 150 cv e 185 cv. O propulsor maior, de 2 litros, é diesel e rende até 150 cv.

Na semana passada a gente trouxe os rumores noticiados pela Autocar de que o próximo Focus RS pode ter um sistema meio híbrido de propulsão pra gerar 400 cv de potência. A Ford não se manifestou oficialmente sobre isso ainda, mas pelo menos podemos ter uma ideia de como será o novo hot hatch com essa ilustração aí em cima, criada pelo X-Tomi Design. O designer pegou a preparação do modelo anterior e encaixou nesse novo visual aí do hatch e o resultado ficou belíssimo! Resta saber se ele vai vir com os tais 400 cv mesmo…