A corrida dos hot hatches está aquecida mesmo. A gente mostrou aqui o lançamento do Hyundai i30 N e a Volkswagen preparando sua resposta com os próximos Golf GTI e R. Agora é a vez da Peugeot se manifestar e apontar para um futuro mais pegado dessa trupe aí.

Os franceses estão afim de extrair alguns cv a mais do motor 1.6 THP que equipa o esportivão (e basicamente toda a gama do Grupo PSA). Na verdade, uma unidade com essa calibração mais forte do motor já está em testes e, segundo Patrice Delannoy, da Peugeot Sport, o carro “aguenta de boa” os cerca de 40,8 kgfm de torque. Freios e suspensão do GTI atual também foram aprovados na mula mais potente.

Apesar de não ter especificado, a imprensa gringa aposta que o novo 308 GTI (que provavelmente terá outra nomenclatura, tipo a do Golf R) vai ter uns 310 cv. Hoje, o GTI “regular” tem 270 cv e 33,6 kgfm de torque.  Além de mais potente, a inédita versão do 308 GTI também pode trocar o câmbio manual de seis marchas por um automático de oito, desenvolvido pela Aisin para trabalhar com a tração dianteira do hatch, com diferencial torsen de deslizamento limitado.

A Peugeot já chegou ventilar a possibilidade de trazer o 308 GTi para o Brasil, lá em 2015, mas depois que o dólar aqui começou a flutuar demais, os planos foram abortados. Ou seja, se não vimos nem o GTi aqui, não adianta torcer pra esse mais nervosão vir pra cá.