A nova geração do Volkswagen Polo GTI foi mostrada recentemente, mas já tem uma galera querendo mais. O estúdio X-Tomi Design fez uma projeção de como seria uma versão R do hatch, baseada no trato que os alemães costumam dar para as versões mais radicais dos seus carros.

Quanto ao design, não seria nenhum absurdo tomar essa projeção como uma possibilidade para o hatchzinho. O para-choque com entradas de ar maiores, rodas 18” e saias discretas faz jus ao estilo “sleeper” da Volkswagen. Mas dificilmente vamos ver uma versão dessa para o Polo num futuro próximo.

Isso porque seria complicado encaixar um Polo R na gama esportiva da marca. Considerando que o Polo GTI já rende bons 200 cv do motor 2.0 TFSI de quatro cilindros e o Golf R, com o mesmo motor, gera 310 cv, um Polo para ser “R” teria que ter, no mínimo, uns 280 cv, deixando ele muito próximo do hatch médio.

De qualquer maneira, não seria nada mal ver o Polo assumindo um papel de hot hatch. Ainda são escassos os relatos de como é guiar o novo Polo, especialmente o GTI, mas como ele é feito sobre uma versão compacta da plataforma MQB do Golf, podemos esperar que dinâmica para ele se tornar um esportivinho ele tem. Ainda mais com um setup de suspensão mais no chão, com amortecedores mais firmes, como acontece nas versões R da Volks.