Mais um recorde foi quebrado em Nürburgring na semana passada. A notícia não fez tanto barulho, porque não foi um carro de fábrica, mas com certeza vale o registro: o Subaru WRX STI é o sedã de quatro portas mais rápido do inferno verde. Mas não é qualquer WRX STI. Trata-se de um preparado pela britânica Prodrive, em parceria com a própria Subaru.

Infelizmente a notícia não detalha o que foi feito no motor 2.5 boxer de quatro cilindros do WRX STI, apenas diz que são 608 cv sob o capô do monstrão (quase o dobro dos 305 cv originais), gritando a 8.500 rpm. O turbo trabalha com pressão de 25 psi de booster e o coletor de admissão respira por tubos de 75 mm. Fora o aumento de potência, o sedã foi depenado e por dentro só tem a gaiola, que deixa ele exclusivo para as pistas.

Feito para contornar curvas com precisão, o WRX STI da Prodrive não surpreende tanto pela velocidade máxima declara de 288 km/h, mas ele pode gerar downforce de 295 kg por causa do kit aerodinâmico robusto, com direito a uma asa gigante atrás.

Essa receita aí fez o Subaru completar a volta em Nürburgring em 6min 57,5seg, o que é mais rápido do que Lamborghini Aventador SV, Nissan GT-R Nismo e Mercedes-AMG GT R (além de ser apenas meio segundo mais lento do que um Porsche 918 Spyder).