O hype de quem está esperando o lançamento da versão esportiva de verdade do Hyundai i30 deve ter aumentado mais um pouco nessa semana. O primeiro hot hatch de produção da marca está aparecendo a conta gotas desde o primeiro semestre do ano passado, quando os coreanos anunciaram sua apresentação para o próximo Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro.

Para a nossa satisfação, o canal de youtube Automotive Mike subiu cinco minutos de vídeo do i30 N (esse é o nome da divisão esportiva da Hyundai) em testes em Nürburgring e o desempenho do carrinho, aparentemente, é animador. Dá o play aí embaixo!

Deu para perceber que o hatch manda bem nas curvas, sem rolar a carroceria, e os pipocos das duas saídas de escapamento a cada redução de marcha passam no teste de empolgação (lembram os de um futuro rival dele, o Volkswagen Golf GTI).

A expectativa com o i30 N é alta porque o engenheiro-chefe responsável pelo projeto do carro é Albert Biermann, que fez carreira de sucesso na divisão Motorsport da BMW. Infelizmente, o que a gente sabe até agora sobre o esportivo é só especulação, mas ele deve ter um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, com mais de 270 cv, acoplado ao câmbio manual de seis marchas e tração sempre dianteira. Além, é claro, de um trampo refinado na suspensão para dar aquela firmeza no chão como vemos no vídeo aí.

A notícia ruim é que a Hyundai ainda não confirmou nem a nova geração do i30 para o Brasil. E mesmo se ela vier, a versão N certamente ficará de fora das importações. Mas se trouxerem a versão 1.4 turbo de 140 cv já podemos ver que uma boa preparação pra track day vai cair bem ao hatchzinho.